segunda-feira, 7 de março de 2016

MODELOS DAS SACOLAS MÁGICAS DA HORA DO CONTO -CRÉDITOS PARA MINHA AMIGA ALINE BATISTA QUE CONFECCIONOU EM E.V.A.

                                                CHAPEUZINHO VERMELHO - PRÉ /MANHÃ
OS TRÊS PORQUINHOS - PRÉ/TARDE
                                         
JOÃO E MARIA - A1A


JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO - A1B 
PINÓQUIO - A2A
 
                                                  O MÁGICO DE OZ- A2B
BRANCA DE NEVE E O PRÍNCIPE - A2C
 
                                                            VISCONDE - A3A
                                                MARQUÊS DE RABICÓ - A3B
                                                      SACI- PERERÊ - A4A
                                               EMÍLIA - A4B
Projeto “Além da Imaginação” -  Sacola Mágica da Hora do Conto


 APRESENTAÇÃO

O Projeto "Além da Imaginação" será desenvolvido durante o ano letivo de 2016  na Escola Santa Teresinha , nas turmas de Pré ao 4º ano do ensino fundamental.
O projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos terão a oportunidade de levar uma sacola  contendo um livro de história mais uma ficha de leitura para ser compartilhada com a família.
Posteriormente compartilhada com a professora contadora de histórias e demais colegas de turma.

JUSTIFICATIVA
        Sabemos que hoje em dia os alunos não tem o hábito da leitura.
       Muitos não são estimulados pela família a ler bons livros para melhorar seu desempenho na sala de aula.
    Pretende-se estimular bons hábitos de leitura  dos filhos e suas famílias, estabelecendo o diálogo e interação entre os mesmos.
Também os alunos terão acesso ao acervo da Biblioteca da escola e poderão retirar livros, semanalmente, para serem lidos com a família, além daquele que vai na Sacola  Mágica da Hora do Conto.
 O acervo da Biblioteca é  disponibilizado através de programas  onde o governo envia
 obras literárias para serem trabalhadas  na escola.

PÚBLICO-ALVO
Alunos do Pré ao 4º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS
- Incentivar o gosto pela leitura;
-Desenvolver a expressão oral e escrita dos alunos
-Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias;
- Conhecer histórias variadas;
- Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras;
-Compartilhar momentos de leitura e integração com a família,despertando o diálogo, a interação e união entre seus membros:
- Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a autoestima das crianças;
-Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
-Observação e manuseio de livros;
- Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala;
- Produzir textos de vários gêneros;

                                                    METODOLOGIA BÁSICA
Uma vez por semana um aluno de cada turma leva a Sacola Mágica da Hora do Conto para casa. Dentro da sacola tem  um livro escolhido pela professora  e  uma ficha de relatos ou registros para ser completadas pela criança e a opinião pessoal dos pais ou responsáveis sobre a história lida.
Na semana seguinte a criança traz a sacola e mostra o seu registro da ficha de leitura ou se desejar poderá contar a história para os colegas e a professora, preparar questões relacionadas com o livro. A professora fará uma leitura posterior aos alunos, para que possa ocorrer a interpretação do texto, onde ela fará questionamentos sobre a capa, ilustrações e explora a oralidade dos alunos.
Os pais poderão compartilhar deste momento, indo até a escola para contar a história para os colegas do seu filho(a) ou trazendo algum elemento mágico que desperte o gosto pela leitura nos pequenos leitores.
Para o bom funcionamento do projeto, a criança deverá lembrar-se de trazer a sacola Mágica da Hora do Conto na próxima aula.
Nas turmas do Pré, 1º e 2º anos um membro da família faz a leitura do livro e responde às perguntas, depois a criança faz um desenho da parte do livro de que mais gostou  de ouvir.
Nas turmas de 3º e 4º anos os alunos fazem um comentário a respeito da história lida e uma ilustração da parte de que mais gostaram.
Com isto pretende-se unir os responsáveis ao plano de ação e engajá-lo no mesmo.
O trabalho desenvolvido busca uma integração entre os conteúdos de sala de aula, as histórias infantis e a comunidade escolar.

                                                    CRONOGRAMA
Durante todo o ano letivo.

                                                         AVALIAÇÃO
            Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.

ATIVIDADES DE REGISTROS DA SACOLA MÁGICA DA HORA DO CONTO:
PRÉ B, 1º A.; 1º B .
Hora do Conto “Além da Imaginação”
Nome do aluno(a):
Nome do Livro:
Autor(a):
Ilustrador(a):
Copia  as palavras de que mais gostaste  do livro.
Desenha a história:
Opinião dos Pais ou Responsáveis sobre a história:

2º A , 2º B e 2º C
Hora do Conto “Além da Imaginação”
Nome do aluno(a):
Nome  do Livro:
Autor(a):
Ilustrador(a):
Copia  as frases de que mais gostaste  do livro.
Desenha a parte de que mais gostaste do livro.
Opinião dos Pais ou Responsáveis sobre a história:

 3º A  e 3º B , 4º A e 4º B
Hora do Conto “Além da Imaginação”
Nome do aluno (a):
 Nome do Livro:
Autor (a):
Ilustrador (a):
Faze um comentário sobre   a parte  de que mais gostaste  do livro.
Desenha a parte de que mais gostaste do livro.
Opinião dos Pais ou Responsáveis sobre a história: