quinta-feira, 17 de novembro de 2016

HORA DO CONTO - PRÉ B/MANHÃ - 20/10/2016



LIVRO: Brincando nas Nuvens
AUTORA: Nye Ribeiro
ILUSTRADOR: André Neves
EDITORA: Editora do Brasil



"Todo dia é dia de ser mais feliz...Foi pensando nisso que Nye Ribeiro escreveu Brincando nas nuvens.
Este livro foi feito para a gente continuar brincando e nunca perder o prazer de descobrir coisas novas, novos jogos e sempre novos amigos."
Um livro onde nuvens brincam de abracadabra e 5 meninos sentados no chão olham para o céu coberto de nuvens...Até que no finalzinho do livro ocorre que uma das nuvens se transforma em um ... e os garotos param de brincar , morrendo de medo.

Enquanto as nuvens se divertem no céu formando coisa que veem, uma turma de crianças também brinca de descobrir o que estão aquelas nuvens “desenhando”. A história acontece em dois cenários diferentes. No céu, as nuvens brincam de “abracadabra". Na terra, as crianças observam os formatos das nuvens e viajam na imaginação. A leitura do livro favorece o resgate da brincadeira espontânea e criativa, o contato com a natureza e o prazer da descoberta.

ATIVIDADE:
Desenha a parte da história de que mais gostastes:

Rafaela - "dois algodões doce, avião, um algodão doce diferente, o urso polar."
Mariane- "a parte do algodão doce."
Júlia F. - "as cinco criancinhas olhando para o céu."
Samuel -"uma criança no chão, o urso polar."
Luã- "o urso, o trem fantasma."
Vitória - " o urso, o trem maria fumaça e a estrada do trem."
Anna Luísa- "o algodão doce, o trem fantasma e as cinco criancinhas."
Pietro - "o trem e os trilhos".
Matheus- "o trem, a estação e os trilhos."
Diuly - " o trem fantasma e o urso."
Isadora S. - " o trem fantasma."
Isadora C. - " a ursa mãe, o filhote ursinho e a mana do urso menor."
Jiúlia - " o trem fantasma, o chão."
Alicia- " o ursinho".



SACOLA MÁGICA DA HORA DO CONTO - A2C -06/10/2016

LIVRO: A Ponte
AUTOR: Heinz Janisch
ILUSTRADOR: Helga Bansch
Tradução: José Feres Sabino
Editora: Brinque-book


O rio e a ponte que o atravessa guardam muitas histórias. Certo dia, um urso e um gigante topam um com o outro no meio da longa e estreita ponte. Nenhum deles aceita recuar, nenhum quer arredar o pé, mas não podem passar ao mesmo tempo.
Como será que os grandalhões chegarão aos seus respectivos destinos?




O aluno Pietro levou a Sacola Mágica da Hora do Conto para ler junto com a sua família.

PARTE DE QUE MAIS GOSTASTE DO LIVRO:
"O rio sabe de muitas histórias.Sabe até mesmo da história da grande ponte." ( Pietro)

OPINIÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS SOBRE A HISTÓRIA:
"Achei uma história muito interessante, que mostra o quanto o diálogo e a tolerância são importantes na resolução de problemas que possam surgir em alguns momentos da vida.
Como sempre foi ótimo e gratificante passar um tempo de qualidade com o meu filho, que leu para mim a história dando ênfase na parte que chamavam mais sua atenção."
MÃE: kelly B. Wachs Moreira

SACOLA MÁGICA DA HORA DO CONTO - A2C- 13/10/2016

LIVRO : A Casa Sonolenta
AUTOR: Audrey wood
ILUSTRADOR: Don Wood
EDITORA: Ática




Na primeira página, surge a casa, limpa, bonita, florida, janelas com vidros fechados e persianas abertas, cores frias, portão aberto, uma chuva torrencial e é de dia. Cara de dia preguiçoso, bom de dormir... e dentro da casa, o livro apresenta um único ambiente o quarto, no qual todas as personagens dormem, a avó, o menino, o cachorro, o gato e o rato, mas eis que surge alguém acordado... quem? Uma pulga que ao picar o rato, desencadeia uma série de acontecimentos fazendo com que todos acordem.

Será possível?
Um pulga acordada,
que picou o rato,
que assustou o gato,
que arranhou o cachorro,
que caiu sobre o menino,
que deu um susto na avó,
que quebrou a cama,
numa casa sonolenta,
onde ninguém mais estava dormindo.

Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que aparecem na história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais, e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta, quando todos acordaram. A ilustração reforça a história, porque o espaço da narrativa não muda: todos dormem no mesmo quarto, na mesma cama; os personagens vão se amontoando na cama para dormir. A diagramação do texto enfatiza essa ideia, pois as frases que se repetem e se acumulam também são representadas graficamente desta forma: as linhas aumentam em quantidade, fazendo com que o texto seja maior conforme as pessoas e os bichos se acumulam na cama. A história é contada em versos. Quando a narrativa é invertida, o quarto azul chuvoso e sonolento começa a ser invadido pelo sol, as cores aparecem, os personagens vão saindo da cama e os versos não se acumulam mais no texto, pois já não mantêm uma estrutura repetitiva. Nesse momento da história, narra-se somente o acontecimento indicado na ilustração da página.

http://luciamartinelli06.blogspot.com.br/2013/09/projeto-casa-sonolenta.html


O aluno Samuel levou a Sacola Mágica da Hora do Conto.

Sequência de acontecimentos da história em ordem decrescente.




ATIVIDADE:
Recortar e colocar na sequência dos fatos. Pode ser em ordem crescente ou decrescente dos fatos.